quinta-feira, 18 de março de 2010

LABORATÓRIO NACIONAL DE ASTROFÍSICA


Visita ao Observatório de Brasópolis
Relatório do aluno Luis Guilherme de Freitas Sousa – 8º ano

Dia 5 de março realizamos uma viagem ao Observatório de Brasópolis, localizado no Pico dos Dias e possui uma altitude de 1.864m. O objetivo de nossa visita foi ampliar nosso conhecimento para aplicarmos na avaliação do OBA 2010.
Chegando lá, conhecemos a Marina e o Geraldo. Ela fez uma pequena palestra sobre os cuidados que todos deveriam ter com os equipamentos e no local, pois tem muitas cobras e lá é uma reserva florestal.
Geraldo nos apresentou o primeiro telescópio, que possui um espelho de 60cm. Este telescópio veio da Alemanha trocado por café. Ele possui um botão que faz a parte de cima do observatório girar.
Depois fomos assistir um filme sobre a evolução telescópio,  sobre Galileu Galilei, suas invenções e outras informações.
Em local fica o telescópio maior, com um espelho de 1,60m e mais tecnologia. Ele é enorme e cheio de detalhes. Ao pressionarmos um botão a plataforma sobe, para se aproximar mais do telescópio e tem um painel cheio de botões para outras funções. Este telescópio é ligado a computadores e equipamentos que muito auxiliam os astrônomos.
Geraldo nos mostrou também o nitrogênio líquido, utilizado para resfriar as lentes das câmeras, que possui uma temperatura de 196º negativos, que se colocássemos a mão, iríamos nos queimar. Ele jogou o nitrogênio no chão, ocorreu um choque térmico e parecia que saía fumaça.
Com isso veio a chuva, nos reunimos e iniciamos a nossa viagem de volta.
Observações:
Um observatório tem que ser instalado em locais altos, sem contato com luminosidade;
No verão a temperatura no Pico dos Dias é de 24º e no inverno chega a 2º;
Lá já recebeu astrônomos e pesquisadores de vários locais do mundo;
O horário para observar deve ser durante a noite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário