quarta-feira, 10 de junho de 2009

Oratórios com caixas de leite e papelão

Com o propósito de ilustrar os trabalhos realizados no período Barroco, Professor Janilton propôs que os alunos construíssem um oratório com caixas de leite ou de papelão. O resultado foi primoroso e com riqueza de detalhes, revelando a criatividade e habilidade dos alunos da 7ª série/8ºano.





"Os oratórios apresentavam uma grande diversidade de formas, tamanhos e decorações, que variavam conforme a condição financeira do fiel. Muitos eram policromados ou dourados e imitavam o usual nas igrejas barrocas. Já outros eram extremamente simples: pequenos armários, toscos e pouco decorados, mas que guardavam o mesmo sentido de invólucro para o santo de devoção. Havia também uma enorme diversidade de santos protetores nesses diminutos espaços de devoção. Em muitas associações livres era possível encontrar, num mesmo espaço, iconografias distintas e não complementares." (http://www.oratorio.com.br/port)

Um comentário:

  1. Achei uma ótima idéia do Prof. Janilton e acho que poderia sempre ter esses tipos de trabalhos. Isso é muito importante para a criatividade do aluno e principalmente a coordenação motora. Considerando que hoje ficam muito tempo na internet e deixam de aprender coisas básicas, mas muito importante para o crescimento pessoal. Parabéns ao Professor pela iniciativa e aos alunos pelo trabalho.
    Abraços.
    Mariney Saldanha

    ResponderExcluir