quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Nossos Blogs

Visitem os blogs:

http://www.valorizandoavida2011.blogspot.com/
Tudo sobre os seminários realizados pelas turmas do Ensino Fundamental II, nos dia 5 e 6 de setembro.

http://www.cp1robotica2011.blogspot.com/
Relatórios e fotos da Equipe do Colégio Tecnológico que está participando do Torneio Mineiro de Robótica.

Semana da Pátria

Além da execução do Hino Nacional e hasteamento da bandeira durante toda a Semana da Pátria em nossa escola, os alunos do Ensino Fundamental II participaram também da Hora Cívica no dia 1º de setembro, na Prefeitura Municipal de nossa cidade.








sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Participação no Feirão Folclórico 2011

Alunos do Colégio Tecnológico participaram do Feirão Folclórico 2011, prestigiando e apoiando o evento que propiciou o reconhecimento de  nossos costumes e de nossas tradições.

Participação dos alunos do 4º e 5º ano na abertura do Feirão Folclórico, em 19 de agosto.



Participação efetiva na Corrida Rústica, em 22 de agosto, com três alunos classificados entre os primeiros lugares.

















Encontro Internacional de Educação – Sala Mundo 2011

A equipe diretiva e pedagógica do Colégio Tecnológico participou do Encontro Internacional de Educação - SALA MUNDO CURITIBA 2011, que teve como proposta oferecer uma grande oportunidade para conhecer experiências relevantes e debater a Educação com personalidades conhecidas mundialmente. Durante o evento, foram abordados temas importantes para a Educação Básica sob o formato de grandes palestras, que trouxeram alternativas pedagógicas e administrativas para o dia a dia da escola.
A realização do evento em Curitiba deve-se ao fato de a capital paranaense ter atingido o melhor índice de Desenvolvimento Municipal – IFDM (fonte: Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal – Firjan 2010) entre as capitais do país em 2010, ser líder entre as capitais nos últimos três levantamentos no IDEB Nacional (fonte: Ministério da Educação). Além disso, Curitiba é referência nacional de qualidade na educação pública e privada e é sede do maior grupo educacional brasileiro, o Grupo Positivo.


  Para entendermos os caminhos da educação brasileira é premente olharmos para as melhores práticas e nos espelharmos em experiências de sucesso por esse mundo afora. O Sala Mundo é uma grande oportunidade para olharmos com mais otimismo para o futuro. Um futuro, esperamos, mais positivo para todos.
Emerson W. dos Santos
Diretor-geral da Editora Positivo









Projeto EPTV na Escola 2011

Alunos do 9º ano participaram do Projeto EPTV na escola 2011, neste ano com o tema: "Bullying: quando a brincadeira perde a graça."
Os alunos participantes tiveram oportunidade de pesquisa, aquisição de conhecimento e produção de uma redação sobre o tema, com objetivo de conscientizar o jovem e a sociedade para um problema tão grave e tão próximo da nossa realidade. O projeto propiciou um trabalho de enfrentamento a esse tipo de agressão e a busca de ações de combate ao bullying.
O aluno Guilherme Carvalho Lacerda teve sua redação classificada entre as 10 melhores de nossa cidade e participará da visita à Emissora EPTV. Estamos torcendo para que tenha um bom resultado na próxima fase!

A Redação:

          Bullying
O “Bullying” sempre existiu. Desde a Pré-história, os homo-sapiens mais habilidosos na caça riam daqueles que não eram lá tão bons em tal ofício. Já em Roma, os pobres plebeus eram totalmente excluídos, e sim, sofriam “Bulluing”.  Na Idade Média, a Igreja Católica fazia “Bullying” contra qualquer pessoa. No Renascimento, as metrópoles ridicularizavam e humilhavam suas colônias. Eu poderia citar vários outros exemplos históricos de “bullying”, mas me conterei apenas a esses.
Durante todo esse tempo, até o século XX, o termo “Bullying” sequer existia, e as brincadeiras e atos de mau gosto eram vistos como algo normal. Mas isso mudou, e, hoje em dia, as consequências ruins do “Bullying” são comprovadas.
Atualmente essas brincadeiras ocorrem muito em escolas. Os alunos, que por algum motivo, são tidos como diferentes, são vítimas de piadas e até de agressões físicas. Essas pessoas sentem-se humilhadas e diminuídas e, muitas vezes, têm problemas psicológicos. Com o advento dos meios de comunicação, existem várias campanhas de conscientização contra o “bullying”, temos que fazer nossa parte e “vencer” esse “inimigo”. “Bullying” não dá mais!
Guilherme Carvalho Lacerda
Aluno do 9º ano – Colégio Tecnológico Delfim Moreira

Dia dos Pais

Nossa homenagem aos Pais!

Palestra – Família, pessoa e Sociedade

No dia 11 de agosto,  pais de alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio tiveram a oportunidade de assistirem a uma ótima palestra, com Cônego Vonilton Augusto Ferreira, cujo assunto foi “Família, Pessoa e Sociedade”, tema tratado na  Semana Nacional da Família 2011.