segunda-feira, 29 de março de 2010

Páscoa Cristã

A páscoa cristã lembra a morte e a ressurreição de Jesus, ressurreição que aconteceu três dias depois da sua crucificação.
A data da Páscoa foi determinada 325 anos de pois da morte de Cristo pelo concílio de Nicéia. A data em que a Páscoa acontece seguiu os padrões que já vinham sendo adotados por tradições antigas da Idade Média.
Os Judeus comemoravam a Páscoa para relembrar sua libertação da escravidão do Egito que é relatado no capítulo 12 do livro Êxodo do velho testamento da Bíblia. O nome “Páscoa” vem do hebraico e significa: passagem, passar por cima.
Como a morte e ressurreição de Cristo ocorrem no período de Páscoa ocorre uma mudança importante que é introduzida nas religiões cristãs. A Páscoa deixa de ser a celebração vinculada a libertação dos Judeus e passa a ser a comemoração sobre a libertação do homem do pecado já que Jesus passa a simbolizar o cordeiro que os Judeus sacrificavam na época de Páscoa.
Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É a data mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Ficou determinado que a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo após a primeira Lua cheia da Primavera que no Hemisfério Sul seria a primeira lua cheia do Outono. Desta forma o dia da Páscoa sempre acontece entre o dia 25 de março e 25 de Abril de qualquer ano.
Todas as religiões cristãs seguem este mesmo mecanismo para determinar sua data de Páscoa. Este tipo de data ou festa comemorativo é chamado de FESTA MÓVEL já que muda todos os anos.
O uso da Lua para determinar a data da Páscoa se origina no calendário Judeu. A data da páscoa vai determinar a data de quando ocorrerá diversas festividades da igreja que também possuem data móvel. Veja a lista:


Terça-feira de Carnaval – Ocorre quarenta e sete dias antes da Páscoa
Quaresma – Inicia na quarta-feira de cinzas e termina no domingo de Ramos (uma semana antes da Páscoa)
Domingo de Ramos – Celebra a entrada de Jesus em Jerusalém. Domingo anterior à Páscoa.
Quarta – Feira Santa- Dia da Celebração do Encontro.
Quinta-Feira Santa – Dia em que se celebra a instituição da Eucaristia por Cristo. A quinta-feira anterior à Páscoa. Feriado nacional.
Sexta-feira Santa – Dia que relembra a morte de Cristo. Não há missas, somente uma ação litúrgica às 15:00 hs. A sexta feira anterior à Páscoa. Feriado nacional.
Sábado Santo – Sábado de Aleluia – Sábado da Solene Vigília Pascal – o sábado de véspera. Feriado nacional.
Ascensão do Senhor – o sexto domingo após a Páscoa.
Pentecostes – o sétimo domingo após a Páscoa.
Santíssma Trindade – o domingo após Pentecostes.
Corpus Christi ou Corpo de Deus – a quinta-feira imediatamente após o domingo da Santíssima Trindade.


TENHAM  TODOS UMA FELIZ E SANTA PÁSCOA!

Alimentação Saudável

A Nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, Solange, esteve no Colégio para uma conversa sobre alimentação sudável com os alunos do 6º ao 8º ano, no dia 23 de março.
Solange apresentou a Pirâmide Alimentar retratando a importância da alimtação correta para o desenvolvimento do nosso organismo e manutenção de nossa saúde.
Os alunos participantes interagiram com a Nutricinista, que esclareceu as dúvidas apresentadas por eles.



Vida Marinha e Preservação






Colégio Tecnológico Delfim Moreira promove palestra:
“Vida marinha e preservação” em comemoração ao Dia Mundial da Água

No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, o Colégio Tecnológico Delfim Moreira teve a satisfação de receber o Sr Guilherme Kodja Tebecherani, co-autor do livro “Laje de Santos – Laje dos Sonhos”, para proferir uma palestra com o tema “Vida Marinha e preservação”, para toda a comunidade escolar e convidados.


A palestra aconteceu no Auditório do Inatel e o tema foi retratado de maneira muito interessante, tendo chamado a atenção do público, que pôde apreciar as lindas imagens feitas pela equipe do Instituto Laje Viva, assim como obter informações sobre o problema da extinção de várias espécies de animais marinhos. Por fim, foram apresentados os vários caminhos para preservação que os seres humanos precisam conhecer e percorrer, mesmo estando distante dos mares.


Como educadora, fica feliz em ver jovens alunos, instituições e profissionais de outras áreas, como Sr. Guilherme, que é também um advogado, se tornarem defensores dos recursos naturais do planeta. Precisamos valorizar as atitudes daqueles que arregaçam as mangas e saem em busca de soluções. Foi assim que surgiu ‘Laje de Santos – Laje dos Sonhos’, livro que retrata o trabalho de um grupo de pessoas para conservação de um ambiente de vida marinha.

Atividades de Educação Física Feminina de 15 a 19 de março

As alunas do 6º ao 9º ano vivenciaram nas aulas de Educação Física desta semana as Oficinas de Circo, tendo como objetivo explorar o mundo lúdico através das apresentações e das atividades em equipe.
Em equipe, cada uma pôde aprender um pouco de cada oficina: mágica, acrobacias de solo, rola bola, palhaço e equilíbrios acrobáticos.
Após aprenderem um pouco de cada atividade, escolheram a que mais chamou atenção para realizarem uma apresentação.
Todas se esforçaram e executaram um ótimo trabalho!
Parabéns, Professora Valdinéia e alunas.. Continuem brilhando!


Confira as fotos:

sexta-feira, 19 de março de 2010

Palestra em comemoração ao Dia Mundial da Água

Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de março, a Professora Rose falou com os alunos sobre o Dia Internacional da Mulher: a origem e importância desta data comemorativa, as lutas femininas, as conquistas das mulheres,  a participação política das mulheres e  o papel da mulher na sociedade atualmente.


História do 8 de março


No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.


quinta-feira, 18 de março de 2010

LABORATÓRIO NACIONAL DE ASTROFÍSICA


Visita ao Observatório de Brasópolis
Relatório do aluno Luis Guilherme de Freitas Sousa – 8º ano

Dia 5 de março realizamos uma viagem ao Observatório de Brasópolis, localizado no Pico dos Dias e possui uma altitude de 1.864m. O objetivo de nossa visita foi ampliar nosso conhecimento para aplicarmos na avaliação do OBA 2010.
Chegando lá, conhecemos a Marina e o Geraldo. Ela fez uma pequena palestra sobre os cuidados que todos deveriam ter com os equipamentos e no local, pois tem muitas cobras e lá é uma reserva florestal.
Geraldo nos apresentou o primeiro telescópio, que possui um espelho de 60cm. Este telescópio veio da Alemanha trocado por café. Ele possui um botão que faz a parte de cima do observatório girar.
Depois fomos assistir um filme sobre a evolução telescópio,  sobre Galileu Galilei, suas invenções e outras informações.
Em local fica o telescópio maior, com um espelho de 1,60m e mais tecnologia. Ele é enorme e cheio de detalhes. Ao pressionarmos um botão a plataforma sobe, para se aproximar mais do telescópio e tem um painel cheio de botões para outras funções. Este telescópio é ligado a computadores e equipamentos que muito auxiliam os astrônomos.
Geraldo nos mostrou também o nitrogênio líquido, utilizado para resfriar as lentes das câmeras, que possui uma temperatura de 196º negativos, que se colocássemos a mão, iríamos nos queimar. Ele jogou o nitrogênio no chão, ocorreu um choque térmico e parecia que saía fumaça.
Com isso veio a chuva, nos reunimos e iniciamos a nossa viagem de volta.
Observações:
Um observatório tem que ser instalado em locais altos, sem contato com luminosidade;
No verão a temperatura no Pico dos Dias é de 24º e no inverno chega a 2º;
Lá já recebeu astrônomos e pesquisadores de vários locais do mundo;
O horário para observar deve ser durante a noite.


AVALIAÇÕES DO 1º BIMESTRE/2010

TESTES