quarta-feira, 26 de agosto de 2009

XVII Feirão Folclórico

O Colégio Tecnológico Delfim Moreira ficou encarregado de executar a 9ª prova da Gincana Cultural, que aconteceu no dia 22 de agosto, entre as atividades do XVII Feirão Folclórico.
Foi com muita satisfação que a equipe do Colégio preparou e apresentou o painel que retrata o hino de nossa cidade, no ano em que este mesmo hino será integrado aos símbolos oficiais de nosso município.
O Coral dos alunos da E. M. Valéria Junqueira Paduan abrilhantou a apresentação, cantando o hino sob a regência da Professora Terezinha (PRODARTE).
A prova foi cumprida com êxito e uma boa pontuação garantida para nossa cidade.
Composto em 1972, o Hino ao Município de Santa Rita do Sapucaí tem a melodia de autoria da nossa saudosa professora Irene Castelo de Carvalho Pereira, que desperta em nossos corações o amor pela cidade que acolhe o povo de maneira maternal. A letra foi escrita por um filho amado e que muito orgulho trouxe ao nosso município, o desembargador José Arthur de Carvalho Pereira.
O hino ao município de Santa Rita do Sapucaí reúne o amor à terra, a religiosidade, a riqueza produzida e as tradições de um povo que faz desta cidade, um "recanto feliz", recebendo as graças de Santa Rita de Cássia diariamente.





quarta-feira, 12 de agosto de 2009

PROJETO ACELERANDO O ESTUDO


Diante das pesquisas realizadas nas escolas do Brasil, através de avaliações executadas por órgãos responsáveis percebe-se que atualmente os alunos das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio apresentam baixo desempenho em questões que envolvem interpretação, análise ou que seja necessário argumentar sobre determinado tema.
Daí a necessidade de ampliar o “contato” de nossos alunos com temas atuais,num trabalho diferenciado, além do que já realizamos em sala de aula.



No dia 20 de agosto, 5a feira, às 13h30min, teremos o primeiro encontro do Projeto Acelerando o Estudo, na FAI.
Será organizado pela Professora Rosemari e como convidado teremos o Prefeito Mirim de nosso município, Marco Túlio Ayres Ribeiro, aluno do 1o ano do Ensino Médio de nosso Colégio
.

Avaliações do 3º Bimestre – 2009

Gincana da Cidadania 2009

Período: 01 a 04 de setembro – Semana da Pátria

Objetivos:
- Envolver os alunos na pesquisa histórica e cultural sobre nossa escola, além de estimular o bom relacionamento, convívio solidário e respeito mútuo que são valores fundamentais para o exercício da cidadania.
- Sensibilizar e incentivar a solidariedade, apoiando uma instituição que trabalha com o propósito de minimizar a desigualdade social.

Equipes:

5a e 8a – Nome _____________________

7a e 6a – Nome _____________________


1- Arrecadar alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e material de limpeza
Profs responsáveis: Rosa, João e Samara.
Arrecadação até 31 de agosto.
Apresentação da tabela com a quantidade arrecadada: 01 de setembro – 3a feira
Instituição para doação: Asilo (Entrega simbólica: dia 6 de setembro – Festa do Asilo)
Pontuação: Fazer uma tabela para pontuação

2- Numa música (inédita), contar a história da escola, destacando a importância para o desenvolvimento da cidade. (Tempo: 5 minutos por equipe)
Profs responsáveis: Rose, Ana Lúcia e Valdinéia.
Apresentação: 02 de setembro – 4 a feira
Pontuação: 50 pts – 1o lugar / 25 pts – 2o lugar

Painel: Nossa escola e o meio ambiente (o que já fizemos, fazemos e faremos para a preservar a vida no planeta). Medida ( 2m x 1,5m) (Tempo: 5 minutos por equipe)
Profs responsáveis: Luciana, Fátima e Elisa
Apresentação: 02 de setembro – 4 a feira
Pontuação: 50 pts – 1o lugar / 25 pts – 2o lugar

3- Concurso de frases, trovas ou quadrinhas com o tema “Colégio Cidadão”
Profs responsáveis: Rossana e Marcela
Apresentação: 03 de setembro – 5a feira
Pontuação: 50 pts – 1o lugar / 40 pts – 2o lugar / 30 pts - 3o lugar/ 20 pts – 20 lugar / 10 pts – 5o lugar


4- Apresentação livre - Tema: Nossa escola contribui para um país melhor
(Tempo: 10 minutos por equipe)
Profs responsáveis: Lila e Janilton.
Apresentação: 04 de setembro – 6a feira
Pontuação: 50 pts – 1o lugar / 25 pts – 2o lugar

5- Soletrando – (atividade individual)
Tema: Escola, Pátria e Cidadania
Inscrições de alunos a partir de 10 de agosto.
1a eliminatória: 01 de setembro – 3a feira
2a Eliminatória: 02 de setembro – 4a feira
Final: 03 de setembro – 5a feira

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Feliz Dia dos Pais


"Ser PAI é mais do que estar ao lado acompanhando o crescimento do filho.
Ser PAI é estar junto, conectado, sintonizado, com quem depende do seu amor e do seu exemplo."

Início do 2º Semestre

RETORNO DOS ALUNOS
PALESTRA COM PADRE ELTON
TEMA:
"As formas da violência"





REUNIÃO DE PROFESSORES - 27 de julho de 2009


PALESTRA COM A FONOAUDIÓLOGA : Shelian A. A. Foureaux
Tema:

TDAH
Dislexia
Def. Auditiva
DPA(c)
“DICAS PARA A SALA DE AULA”





Recomecando...

Recomeçar

"Acho que alguém já disse que a vida é um eterno voltar. Dificilmente partimos definitivamente. Mesmo quando isso acontece, tem a volta do pensamento tangido pela saudade, e o reencontro se faz repetidamente no imaginário.Voltar para ficar é quase tão bom quanto partir para sempre. Mas esse para sempre dá uma dorzinha no final. O para sempre muitas vezes está ligado a um fundo emocional forte, mesmo quando se trata de acontecimentos positivos.A vida é feita de um conjunto de ciclos; de idas e vindas. Pela manhã você sai, à tarde ou à noite você volta. Um dia você viaja, depois de alguns dias você volta. Um dia você sai para viajar, no final das férias você volta. Então você percebe como é bom voltar. Veja em tudo isso, quanta felicidade! Quantos quiseram vir e não puderam; quantos quiseram voltar e não conseguiram; quantos queriam recomeçar ...Encontrar-se em sala de aula, para recomeçar um semestre, não é um prêmio da sorte, nem um acaso do destino, é uma grande bênção de Deus. Mesmo para aqueles que já tinham seu retorno assegurado, para aqueles que não tinham nenhum empecilho para retornar, para aqueles que não tinham preocupação material, voltar é uma grande bênção porque finalmente você está vivo, seus sonhos continuam, sua vida está preservada, e você está num bom lugar.Portanto, voltar e recomeçar, é reencontrar o fio da meada do futuro, é retomar a certeza do caminho direto para o amanhã, é reencontrar com os sonhos no lugarzinho onde eles ficaram, é avançar sem medo.Organize-se bem, pense suas prioridades, não perca tempo com o que não contribui para o seu sucesso. Resista com perseverança e ousadia a tudo que poderá separar você de suas metas, seus objetivos, seu ideal. Evite tudo o que é ruim, avalie o que é bom e fique apenas com o que é necessário, conveniente e verdadeiro. Mesmo entre as coisas boas ainda temos de fazer escolhas, pois nem tudo o que é bom é o melhor.E o mais importante: Conte com a ajuda do poder infinito de Deus. Ele é mais que um socorro nas horas ocasionais. Ele é um Amigo e Companheiro para toda a vida.Sejam bem-vindos!"
(Autor desconhecido)
Tenham um semestre muito feliz e cheio de realizações!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

5ª série



Livro: Um bairro encantado


Autora: Rosana Rios


Editora: Scipione

"Eu gostei muito bom e engraçado. Tem muitos personagens de contos de fadas escrevendo três histórias engraçadas, com ação e aventuras."
Gabriel - 5ª série
"Eu adorei o livro, um conto que mostra príncipes e princesas. O capítulo que mais gostei foi o segundo, pois fala sobre o gênio. Eu recomendo para todas as pessoas que querem viajar num mundo de encanto."
Lara Santos Brusamolin - 5ª série
"O livro é muito legal, pois mistura a realidade com o mundo encantado e essa mistura ficou muito boa. A escritora descreveu bastante as duas características dando uma história muito boa."
Laura - 5ª série

6ª série



Livro: Procura-se um planeta sustentável


Autora: Tânia Alexandre Martinelli


Editora: Ática

"Eu gostei do livro, porque acho legal um autor querer mostrar o que está acontecendo no mundo e também que um menino querer tanto ajudar e conscientizar as pessoas."
Júlia - 6ª série
"Achei o livro interssante porque retrata uma história real, de nosso dia-a-dia e conscientiza as pessoas a não fazerem mal ao meio-ambiente."
Cláudia Regina - 6ª série
"Gostei do livro porque ele fala do planeta e também achei interessante o fato de um menino querer ajudar o mundo. Também me ajudou a enxergar as coisas de um outro jeito."
Letícia - 6ª série
"Eu não gostei muito do livro porque prefiro livros de aventuras. Mas achei importante porque estamos vivenciando a história do livro."
Mariana - 6ª série

7ª série

Livro: Odisséia
Autor(a): Homero - Adap. Geraldine MC Caughrean/Ana Maria Machado
Editora Ática

"Eu gostei muito desse livro, porque eu gosto de livros de aventuras. Eles me d"ao curiosidade e acabo lendo rápido."
Gabriela - 7a série
"O livro Odisséia conta a história de Odisseu, que em sua volta para casa enfrenta grandes perigos e aventuras. Achei muito interessante a adaptação da história, que utiliza palavras fáceis e um vocabulário mais fácil ainda. Em poucas páginas o livro narra uma história muito interessante."
Rafaela - 7ª série
"Eu gostei do livro por causa das aventuras de Odisseu, personagem da história. Não entendi muito bem o começo do livro, mas depois ficou fãcil de entender."
Henrique - 7ª série
"Eu gostei muito do livro, achei muito bom e a história bem legal. Gostei das aventuras de Odisseu e me diverti muito com ele."
Marcos - 7ª série

Nossa Festa Julina

A Festa Julina aconteceu em 4 de julho, no Salão D. João Bergese com participação de todo Colégio (Ed. Infantil; Ensino Fundamental; Ensino Médio e Cursos Técnicos).
Foi uma noite animada e muito movimentada! As atrações chamaram atenção de todos os presentes e as comidas estavam deliciosas!