terça-feira, 31 de março de 2009

PALESTRA SOBRE ENERGIA





Técnicos da CEMIG realizaram palestra para todos os alunos do En. Fundamental II sobre energia elétrica.
Falaram sobre a produção e a condução de energia até nossas casas, a distribuição da eletricidade nas moradias, os acidentes que podem acontecer pelo mau uso da eletricidade, como economizar energia elétrica e o impacto no meio ambiente.




Conversa com o Prefeito Mirim

Marco Túlio foi eleito Prefeito Mirim em nosso município em outubro de 2009 num Projeto lançado pela Secretaria Municipal de Educação. Hoje ele é nosso aluno, está cursando o 1o ano do Ensino Médio e Técnico de Informática. Esteve nos visitando e conversando com os alunos sobre o seu papel e também da Vereadora Mirim, a aluna Nicole da 8a série.
Estão com muitos projetos a serem executados e necessitam do apoio de toda comunidade do Colégio Tecnológico.
Parabéns ao aluno Marco Túlio pelo seu empenho nesta missão!




segunda-feira, 30 de março de 2009

"Perdão e Semana Santa"


Como é difícil perdoar!


Pouca gente, mesmo entre cristãos, compreende o sentido profundo do perdão. A maioria pensa que é forma de anistia do sentimento, ato interno capaz de compreender o ofensor e desculpá-lo no fundo do coração misericordioso. Este primeiro degrau do perdão já é difícil de ser galgado. E a propósito da Semana Santa, quero dizer o seguinte: O verdadeiro sentido da revolução cristã do perdão, porém, é outro, e bem mais radical: mais que ausência de ódio no coração do ofendido, o perdão é ação de amor na direção do ofensor. O cristianismo é tão revolucionário que exige do ser humano não apenas a grandeza de compreender e desculpar o ofensor, mas a capacidade de amá-lo. Perdoar é per+doar, isto é, "doar amor através (per) do ofensor".

Perdoar é doar amor através do ofensor


Quem doa amor ao ofensor dá-lhe as condições profundas de contrição, compunção, compaixão e arrependimento, os quatro caminhos através dos quais o ser humano pode renascer de si mesmo e das trevas, trocando a morte pela vida. Por ser o gesto mais difícil e elevado, o perdão é a única forma de permitir ao ofensor a entrada de amor no seu coração. Qualquer forma de cobrança, punição e vingança aferra a crueldade do ofensor e, de certa forma, fá-lo sentir-se justificado.
A doação objetiva e concreta de amor poderá não ser eficaz, adiante, porém é a única forma através da qual o ofensor tem a chance de se arrepender sinceramente e reencontrar um caminho que lhe faz falta e é a única maneira de se redimir, crescer como pessoa, transformar-se.
Ser bom, fazer-se seguidor das religiões, sentir-se justo, fraterno, solidário, honesto, tudo isso - embora exija esforços - é relativamente fácil e em geral alimenta o ego. Difícil é perdoar o ofensor, não apenas desculpando-o, mas sendo capaz de o amar na integralidade do seu ser. Por isso, aliás, o cristianismo em essência encontra tanta dificuldade de se implantar entre os homens: exige a descoberta da grandeza humana, da virtude no sentido de exercício da única força capaz de mudar o mundo: o amor real. Não há revolução maior.
Quem é capaz?

Artur da Távola - Publicado no jornal O Dia - RJ, em 28/03/2002

segunda-feira, 23 de março de 2009

Distribuição de pontos no bimestre

AVALIAÇÕES DO 1º BIMESTRE


PAZcoa Solidária 2009

Páscoa é dizer sim ao amor e à vida,
investir na fraternidade,
lutar por um mundo melhor,
vivenciar a solidariedade,
buscar a PAZ!

Pensando assim é que Colégio Tecnológico Delfim Moreira está desenvolvendo o Projeto PAZcoa Solidária 2009, com o objetivo de integrar os alunos com a comunidade, buscando o verdadeiro “espírito” de união, partilha, enfim, solidariedade e paz.
Nossa tarefa nesta Páscoa é arrecadar material escolar e agasalhos para os alunos da E. M. Dr. José Ribeiro de Carvalho (Bairro Recanto das Margaridas).
A arrecadação será feita de 23 de março a 03 de abril, para que um grupo de alunos possa fazer a entrega na escola no dia 07 de abril.
Contamos com a colaboração de todos!
Feliz Páscoa!

Equipe Pedagógica

sexta-feira, 20 de março de 2009

ACOMPANHE O HORÁRIO SEMANAL E ATENDIMENTO AOS PAIS

ATENDIMENTO AOS PAIS
(Favor agendar anteriormente)


HORÁRIO SEMANAL




Início de mais um ano letivo e Festa de Carnaval

Uma festa bem animada, apesar de durar apenas 20 minutinhos...




















Se...
(Autor desconhecido)

“Este ano será um sucesso se:
Houver um sorriso de otimismo,
um sonho de beleza em seu coração,
poesia nas coisas pequeninas,
amizade desinteressada,
silencio interior.
Este ano será um sucesso se:
Você for franco sem ferir,
tiver a fé em si,
no próximo
e em Deus,
expressar o que pensa do outro
com uma palavra de carinho,
de apoio,
reconhecimento,
bondade.

Este ano será um sucesso se:
Você der um bom dia de coração e
enfrentar com esportividade
as desventuras,
semear a paz e o amor,
vibrar com o sol.

Se você for sensível a tudo isso,
então, este ano será um sucesso para
você e para todos os que viverem
ao seu redor”.
Que 2009 seja um sucesso para todos nós!
Carinhosamente,

Ana Cristina
02/02/2009